Vida Longa de Oportunidades

Viver mais é uma tendência observada não apenas no Rio Grande do Sul, mas também em várias regiões do mundo. No entanto, no caso específico do nosso estado, essa questão tem se tornado cada vez mais relevante devido a uma diminuição na taxa de natalidade e ao aumento da expectativa de vida da população.


 
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Rio Grande do Sul apresenta um dos maiores índices de envelhecimento populacional do país. A proporção de idosos vem crescendo progressivamente, enquanto a taxa de natalidade tem diminuído. 


Em Santa Maria, a população de 60 anos ou mais cresceu 48,3% nos últimos 10 anos. Isso significa que o povo gaúcho está envelhecendo, o que gera impactos significativos em diversos aspectos da sociedade.

 
O envelhecimento populacional traz desafios e oportunidades para todos os negócios e também para a gestão pública. Por um lado, a maior longevidade das pessoas representa uma conquista da saúde e das condições de vida, mas, por outro, demanda políticas públicas específicas para atender às necessidades desse público. 


É preciso garantir infraestrutura adequada, acesso a serviços de saúde, moradia, transporte, lazer e inclusão social para os idosos.

 
Além disso, o envelhecimento da população também traz reflexos econômicos, sociais e culturais. Ele pode impactar o mercado de trabalho, os sistemas de previdência e assistência social, a dinâmica familiar e a organização da sociedade como um todo. Nesse contexto, algumas empresas estão atentas às oportunidades. Vejamos:


Tecnologia para idosos

A empresa A Consumer Cellular criou um nicho lucrativo no setor de telefonia móvel: a venda de celulares para idosos. Agora, a companhia de capital fechado busca aplicar a fórmula a tablets e eletrodomésticos inteligentes. 


A ideia é oferecer uma tecnologia mais simples de usar, tanto para os consumidores menos desenvoltos quanto para quem enfrenta limitações físicas. O GrandPad é um tablet especialmente projetado para idosos, com uma interface simples e intuitiva que facilita o uso de aplicativos de comunicação, entretenimento e serviços online.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Moda adaptada

- A marca americana Tommy Hilfiger lançou uma coleção adaptada chamada Tommy Adaptive, que inclui roupas com fechos magnéticos, aberturas amplas e outras adaptações para tornar a moda mais acessível para pessoas com mobilidade reduzida, incluindo idosos.


Serviços de entrega

- Durante a pandemia de Covid-19, diversas empresas de entrega de alimentos, como a Uber Eats e a Rappi, ampliaram seus serviços e implementaram medidas de segurança adicionais para atender à demanda crescente de idosos que preferiram se manter em casa.


Turismo para idosos 
- A agência de viagens britânica Saga Holidays oferece pacotes turísticos específicos para idosos, com destinos e atividades adaptadas às necessidades e interesses desse público, bem como ofertas de viagens em grupos com acompanhamento especializado.

 
Esses exemplos ilustram como diversas empresas têm desenvolvido produtos e serviços inovadores para atender às necessidades e preferências da população idosa, demonstrando sensibilidade e adaptabilidade às demandas desse mercado crescente. Fique atento às oportunidades!


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A verdadeira Cidade do Xis Anterior

A verdadeira Cidade do Xis

Pelo menos faça sua parte: compre um bilhete! Próximo

Pelo menos faça sua parte: compre um bilhete!